Normalização

É um documento normativo de carácter voluntário, estabelecido por consenso, aprovado pelo Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), que fornece, para uso comum e repetido, regras, directrizes e características para actividades ou seus resultados, garantindo um nível de organização óptimo, num dado contexto. Isto é, uma norma técnica é documento que provê requisitos, especificações, directrizes ou 

»

É uma actividade destinada a estabelecer, face a problemas reais ou potenciais, disposições destinadas a uma utilização comum e repetida, visando a obtenção do grau óptimo de organização num dado domínio. Consta fundamentalmente dos processos de formulação, publicação e implementação das Normas.

»

Os objectivos da Normalização decorrem da definição acima, podendo ter a Normalização um ou mais objectivos específicos, nomeadamente assegurar a aptidão ao uso de um produto, processo ou serviço. Esses objectivos podem ser, mas não se restringem a, gestão da diversidade, facilidade de utilização, compatibilidade, intermutabilidade, saúde, segurança, protecção do ambiente, protecção do produto, entendimento mutuo, desempenho económico e comercial. Dentre os vários objectivos destacam-se os seguintes:

»