Certificação de Sistemas de Gestão

ÁREAS DE ACTUAÇÃO

A Norma ISO 22000 especifica os requisitos para um sistema de gestão da segurança alimentar combinando elementos essenciais (comunicação interativa; gestão do sistema; os programas pré-requisito; os princípios HACCP), que permitem assegurar a segurança dos géneros alimentícios ao longo da cadeia alimentar, até ao seu consumo final.

»

Este sistema tem por objectivo assegurar o bom cumprimento de procedimentos e cuidados que venham a garantir a gestão dos riscos de saúde e segurança numa organização. Neste caso também se nota certa pressão da sociedade para que as organizações ajam, de forma que sejam evitados acidentes ou fatalidades com seus colaboradores.

Trabalhando com base nesses princípios, a organização consegue também a geração de mais qualidade e produtividade dos empregados e de seus processos fabris. Tendo todos estes procedimentos a funcionar, a certificação do Sistema da Segurança e Saúde Ocupacional serve ainda para mostrar, tanto para os fornecedores, quanto para os consumidores, o grau de seriedade do trabalho de uma organização.

»

A certificação de um sistema de gestão integrado possibilita uma visão mais abrangente da empresa. Verifica, de forma conjunta, os aspectos e impactos, bem como os riscos e perigos que afectam o processo produtivo da empresa. Simplifica a gestão, evitando a duplicação de procedimentos que normalmente criam “áreas cinzentas“, não identificadas de forma devida pela Alta Administração. Optimiza e reduz os custos devidos ao processo de certificação.

»

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade representa a obtenção de uma poderosa ferramenta que possibilita a optimização de diversos processos dentro da organização. Além destes ganhos, fica evidenciada também a preocupação com a melhoria contínua dos produtos e serviços fornecidos.

 

Certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização. Além do ganho de visibilidade frente ao mercado, surge também a possibilidade de exportação para mercados exigentes ou fornecimento para clientes que queiram comprovar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características de seus produtos.

»

O aumento crescente da consciência ambiental e a escassez de recursos naturais vêm influenciando cada vez mais as organizações a contribuírem de forma sistematizada na redução dos impactos ambientais associados aos seus processos.

 

A conformidade do Sistema de Gestão da empresa com a norma NM ISO 14001 garante a redução da carga de poluição gerada por essas organizações, porque envolve a revisão de um processo produtivo visando à melhoria contínua do desempenho ambiental, controlando insumos e matérias-primas que representem desperdícios de recursos naturais. Certificar um Sistema de Gestão Ambiental significa comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização adopta um conjunto de práticas destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à preservação da biodiversidade.

 

Com isso, além de contribuir com o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população,  as organizações obtêm um considerável diferencial competitivo fortalecendo sua acção no mercado.

»