Perguntas mais frequentes

Na falta de uma norma Moçambicna é possível certificar?

Sim, é possível certificar. Através da identificação de alguma base normativa privada, pública ou internacional, o INNOQ pode elaborar um Procedimento Específico para a certificação que melhor atenda à necessidade, em conjunto com a empresa solicitante .

 

Os Ensaios de produtos também não garantiriam a qualidade?

O ensaio de um  produto mostra exclusivamente que a amostra entregue ao laboratório foi avaliada. Por outro lado, a Certificação INNOQ garante que tanto a amostra ensaiada, como toda a produção, independentemente do lote e de sua data, estão em conformidade com a norma técnica de referência.

 

A Qualidade é a solução dos meus problemas?

Não é a solução mas é parte da solução. A Qualidade não faz milagres. Ajuda a minimizar problemas internos e a dar competitividade à sua empresa, mas não controla o mercado.

 

Quais as vantagens da Qualidade?

Um sistema de gestão da qualidade bem concebido, e para isso o Sistema de Gestão de Qualidade tem que ser construído à imagem da sua organização, acarreta um conjunto importante de benefícios para as organizações.

 

O reconhecimento nacional e internacional de um Sistema de Gestão da Qualidade, prestigia a reputação de qualquer Organização. Simultaneamente, proporciona a melhoria contínua, o que se traduz na melhoria geral do desempenho, influenciando positivamente os resultados da Organização.

 

Uma empresa certificada ou laboratório acreditado tem ganhos significativos de credibilidade. O mercado torna-se por isso mais acessível.

 

Demonstrar um real compromisso com a Qualidade poderá transformar a cultura da sua Organização. Hábitos e rotinas inadequadas serão substituídas por regras e procedimentos harmonizados, monitorizados e melhorados continuamente.

 

A certificação também se aplica a pequenas e médias empresas?

A certificação pode ser aplicada a qualquer tipo de organização independentemente da sua dimensão ou área de actividade. A maioria das empresas certificadas pelo INNOQ correspondem a pequenas e médias empresas.

A Qualidade pode burocratizar a minha empresa?

 

Não. A Norma da Qualidade definem um conjunto de requisitos, todos de bom senso. A burocratização pode ocorrer apenas se a Norma for mal interpretada ou se o Sistema de Gestão da Qualidade for mal construído.

 

Quanto custa implementar um sistema de gestão da qualidade?

 

O prazo de implementação de um SGQ depende em primeiro lugar do ponto de partida. As empresas bem estruturadas e com bons princípios de gestão, normalmente precisam de pouco investimento, bastando documentar as actividades, documentar o manual da qualidade, os procedimentos e instruções e criar mecanismos que permitam evidenciar os resultados. Outras, com pouca estrutura, necessitam de um maior investimento, muitas vezes, necessitando investir em formação e modernização de tecnologias e instalações.

 

O que é importante considerar na estimativa do investimento necessário é o quanto a empresa necessita de mudar, inclusive sobre aspectos comportamentais. O investimento pode ser mínimo (apenas horas de profissionais para redigir os procedimentos), ou significativo. Só é possível avaliar, efectuando o diagnóstico da empresa.

 

Como posso obter as Normas de certificação?

As Normas de certificação podem ser adquiridas nas Instalações do INNOQ 

»