INNOQ, IP e INATRO, IP divulgam início da actividade de inspecção de veículos e equipamentos de transporte de carga perigosa

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC), através do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade - IP (INNOQ, IP) e o Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO, IP), realizaram, no dia 30 de Abril, na cidade de Maputo, um seminário para divulgar o início da actividade de inspecção de veículos e equipamentos de transporte de carga perigosa, conforme aprovado pelo Decreto nº 50/2019 de 10 de Junho.

O evento teve como objectivo informar e sensibilizar os intervenientes-chave sobre as disposições regulamentares, os procedimentos de inspecção e as medidas de segurança relacionadas com o transporte de cargas perigosas.

A abertura do evento, que contou com a presença de autoridades reguladoras, representantes do sector de transporte e empresas envolvidas no transporte de cargas perigosas, foi dirigida pelo Director Geral do INNOQ, IP, Geraldo Albasini.

Durante o evento, o Director Geral do INNOQ, IP, destacou a necessidade de inspecção e certificação dos veículos e equipamentos envolvidos no transporte de carga perigosa.

Albasini enfatizou a importância de garantir a segurança nos transportes de carga perigosa, evitando riscos tanto para os operadores quanto para o meio ambiente.

Por sua vez, o Director dos Serviços de Regulação do INATRO, IP, Vasco Tovela, ressaltou o papel complementar do INNOQ, IP para o exercício das competências daquela entidade reguladora de transporte rodoviário, destacando a necessidade de calibração, pelo INNOQ, IP, de instrumentos como radares e bafômetros.