CONQUA discute instrumentos para a sua operacionalização

O Conselho Nacional da Qualidade (CONQUA) está reunido em Maputo, de 6 a 7 de Maio, para discutir, dentre vários pontos da agenda, o acompanhamento do Plano de Acção da Política da Qualidade e a Estratégia para a sua Implementação (2023-2032).

Além disso, estão na agenda da reunião a proposta do Diploma Ministerial para a criação do Fundo Nacional da Qualidade, bem como a elaboração do Regulamento Interno do CONQUA, o logotipo e os templates para documentos do CONQUA.

A reunião, que reúne cerca de 30 convidados representando os sectores público e privado, é dirigida pelo Director-Geral do INNOQ, IP, Geraldo Albasini.

Durante a abertura da reunião, o Director-Geral do INNOQ, IP disse que durante os dois dias do encontro serão discutidos e aprovados instrumentos importantes para a operacionalização do CONQUA.

" O CONQUA é o órgão consultivo do Governo e responsável pela coordenação da implementação da Política da Qualidade e do Sistema Nacional de Qualidade. É neste contexto que cabe ao CONQUA aprovar o seu Regulamento Interno, dentre outros dispositivos, tal como está elencado na ordem de trabalhos desta reunião preparatória," afirmou Albasini.

Por seu turno, o representante da União Europeia, Eulogio Montijano, destacou a adopção, pelo Governo, da nova Política Nacional da Qualidade (NQP) e a nomeação do CONQUA, como um dos principais resultados alcançados através do “PROMOVE Comércio”, implementado pela UNIDO, com fundos da União Europeia.

Para o coordenador do Projecto Promove Comércio, Zacarias Zandamela, a UNIDO, durante a vigência do projecto “PROMOVE Comércio”, não poupará esforços para reforçar a divulgação e implementação da nova Política da Qualidade e Estratégia para a sua Implementação (2023-2032).