AUMENTA PROCURA PELOS SERVIÇOS DE CALIBRAÇÃO FORNECIDOS PELO INNOQ

Como resultado da acreditação das áreas de massa, volume e temperatura a procura pelos serviços de calibração fornecidos pelo INNOQ, por parte das empresas que actuam no mercado nacional, vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. 

Só no mês de Janeiro e nas primeiras duas semanas de Fevereiro do ano em curso, cerca de 50 empresas solicitaram os serviços de calibração oferecidos pelo INNOQ nas áreas de massa (calibração de balanças e pesos), temperatura (calibração de termómetros e ensaio de instalações de temperaturas), comprimento (calibração de fitas métricas, paquímetros e micrómetros), pressão (calibração de manómetros) e volume (calibração de micropipetas), dos quais o trabalho foi efectuado em 11 empresas e as restantes aguardam ainda aprovação do seu Sistema de Gestão.

Antes muitas empresas não faziam calibrações dos seus instrumentos de medição e as que faziam solicitavam esses serviços fora do país, despendendo muitos recursos financeiros, o que já não se verifica actualmente, contribuindo para a retenção de divisas.

De salientar que a actividade de calibração é de carácter voluntário, dependendo da aprovação de quem requisita os serviços.